Galerias

Juventude em Pauta

Sexta, 15 de julho de 2016

Com a proposta de discutir os rumos da política e suas características a Juventude do PMDB-RS se reuniu no final da tarde dessa quinta-feira, 14/7. O evento Juventude em Pauta pretende estabelecer um olhar crítico sobre diferentes assuntos, o primeiro deles foi Ética. Para dar a sua visão, os deputados Ibsen Pinheiro e Edson Brum foram convidados a falar a sua visão do momento atual, além de contar como este assunto os acompanha ao longo da carreira.

Ibsen Pinheiro afirma que prefere se basear no passado para pensar nas melhores possibilidades para o futuro. Com a sua visão de ex-presidente da Câmara de Deputados baseou sua fala na reforma política necessária ao país. Ele sugere um modelo de votação baseado no “sistema misto, que alia os votos distritais e proporcionais”. Também aproveitou para defender os parlamentares que usam seus mandatos para cumprir o bem do interesse geral e não colabora para a deformação do conceito de ética das instituições.

Em seu quarto mandato, o deputado Edson Brum contesta a educação política da sociedade. “A falta de discussão e orientação faz com que a gente tenha um resultado que não é o ideal na percepção da Ética”, afirmou. O ex-presidente da Assembleia Legislativa destaca, ainda, que o Brasil esta vivendo um “analfabetismo político”, quando não se sabe as funções de cada poder. “Como nós queremos que as pessoas saibam votar se nós nunca explicamos as funções de vereadores, prefeitos, deputados e senadores?”, questionou.

O presidente estadual da JPMDB-RS, Beto Fantinel, participou do encontro e afirmou que este é o início de uma série de eventos que terão continuidade após as eleições municipais. O principal objetivo da Juventude é proporcionar espaços de debate e reflexão sobre temas atuais que afetam a vida de todos. “Quando abrimos o jornal na página política, parece que estamos na seção policial e isso afasta as pessoas da política. Nós da JPMDB-RS queremos mudar este cenário”, afirmou.